GOVERNO LANÇA EDITAL DO BOLSA ATLETA E ALGUNS PONTOS CHAMAM A ATENÇÃO

  • Post published:janeiro 22, 2021
  • Post category:notícias

Foi publicado ontem, dia 21/01, no Diário Oficial da União, o Edital nº 1, de 18 de janeiro de 2021. Este Edital é referente a concessão do Bolsa Atleta.

As discussões sobre o Bolsa atleta iniciaram em 2020 quando atletas e envolvidos com o esporte questionaram sobre o prejuízo de 2 editais serem unificados em 1. Uma vez que, o edital do ano de 2020 que contemplaria os resultados de 2019 não seria lançado.

Com isso, fizeram a junção dos editais dos anos de 2020 e 2021 e lançaram ontem. A justificativa do governo era para minimizar a distância entre o resultado esportivo e o efetivo pagamento da bolsa. Vamos exemplificar: um atleta foi pódio em um Campeonato Brasileiro em 2017, participou do edital que era disponibilizado no segundo semestre de 2018. Em dezembro saíam os resultados dos atletas comtemplados e o mesmo iria começar receber a bolsa nos meses iniciais do ano de 2019 até os meses iniciais de 2020.

Enfim, o edital está lançado, e a partir desse ano janeiro será o mês referência. Mas um ponto chamou muito a atenção. No artigo 2.2 fala que os resultados dos anos de 2019 e 2020 serão válidos. No entanto, no ano de 2020 as competições devem ter ocorrido antes da Pandemia (20 de março de 2020). Com a abertura das inscrições, os eventos que poderão ser utilizados para inscrição estarão disponíveis no sistema e esta dúvida será sanada.

As inscrições iniciam dia 26 de janeiro, pelo site https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/bolsa-atleta/inscricoes. O bolsa atleta é bastante importante pois auxilia com os investimentos feitos pelo atleta com alimentação, deslocamentos, materiais específicos de treino, gastos com competições entre diversos outros gastos.

leia o EDITAL

Fabio Antunes

Fábio Antunes é Graduado em Educação e Especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício. Atualmente é Head Coach da Natação do Clube Bom Pastor da cidade de Juiz de Fora, coordenando desde o aprendizado até as Equipes de Competição, formadas por atletas Paralímpicos e Olímpicos.