“Fala Fisio”: Dicas do Fisioterapeuta Rodrigo Campos.

Durante esse período de quarentena, para não perder o condicionamento físico adquirido nos primeiros meses da temporada, muitos atletas (com orientação dos seus treinadores) estão adaptando exercícios para serem executados em suas residências. Contudo, devemos também nos preocupar com alguns fatores que são rotineiros nos treinos convencionais: Aquecimento, biomecânica, mobilidade e estabilidade articular dentre outros fatores.

Os movimentos de OVERHEAD (acima da cabeça),  estão presentes em todas as provas de natação, por isso, a necessidade de sempre darmos uma atenção especial na articulação do ombro dos nossos atletas.

Exercícios de fortalecimento serão sempre bem vindos, mas há necessidade de se ter uma articulação móvel (qualidade do movimento) e ao mesmo tempo estável. Assim, devemos incluir exercícios de mobilidade e estabilidade articular na rotina diária desses atletas.

Esses dois tipos de exercícios estão presentes em todas sessões de fisioterapia com meus atletas.

Ficou interessado em saber mais sobre esses exercícios? Acompanhe nossas redes sociais que em breve postaremos alguns vídeos e fotos demonstrando!