Copa Brasil Virtual de Natação. Participação de mais de 1000 atletas distribuídos em mais de 50 clubes

Treinadores Cebola, Luíla e Fábio

                Nos dias 24 e 25 de setembro aconteceu a Copa Brasil Virtual de Natação e contou com a participação de mais de 1000 atletas distribuídos em mais de 50 clubes. Cada clube realizou a competição em sua piscina e os tempos foram enviados para um banco de dados. Os resultados foram compilados em um arquivo único, sendo considerado o resultado oficial (em anexo).

                A equipe do Clube Bom Pastor foi composta por mais de 50 atletas e os resultados foram acima das expectativas. O retorno dos atletas às piscinas ocorreu no dia 08/09 e para a competição os atletas ainda estavam no período de base do treinamento. Nesta fase, os atletas nadam em intensidades mais baixas e com muito foco na técnica. Como a prova é realizada em altas intensidades os tempos tendem a não ser bom. Atualmente os atletas fazem uma preparação física de 30 minutos com a Treinadora Luila e 1 hora de treino na água com os Treinadores Fábio e Álvaro “Cebola”.

Os resultados serviram para avaliar o trabalho que foi realizado durante a pandemia. Agora é dar continuidade ao programa de treino para chegar a melhor forma e avançar tecnicamente“, destacou o Treinador Álvaro “Cebola”.

Laura, Letícia e Paula

O Treinador Fábio comentou que “este formato de competição é muito prático, não precisando viajar, ter despesas com hospedagem, alimentação e transporte. No entanto, a competitividade fica um pouco a desejar, ainda mais para as categorias menores. Mesmo sendo um esporte individual a falta do adversário ao seu lado é um ponto que os atletas sentem falta.

Os tempos obtidos pelos atletas foram muito bons e alguns atletas chegaram a atingir as melhores marcar pessoais. Os atletas mostraram motivação, resiliência, foco, interesse, espírito de grupo, união e muito mais. Eles terminaram a competição com estas variáveis ainda mais evidentes.

A copa virtual foi muito boa. Eu estava ansioso para saber o meu resultado e desempenho depois de 6 meses sem ter contato com a piscina. Na quarentena fiz bastante exercícios e cuidei muito da alimentação e com certeza foi muito importante para o resultado nessa competição teste. Meu desempenho foi muito bom para o momento, não foi o melhor da vida mas ficou bem próximo. Meus tempos foram 31’39” nos 50 metros livres e 2:31′ nos 200 metros livres, e essas provas eu curto muito e foi muito importante para me motivar nesse período. Vamos continuar treinando para melhorar cada vez mais”. Gabriel Schumann



A competição foi muito boa, foi uma experiência diferente nadar no horário do treino, sem os atletas de outros clubes e aquele ” frio na barriga” que sempre ocorre. Mas os tempos foram bons em relação ao curto período de retorno aos treinos. E foi ótimo ter recomeçado com uma competição nacional assim de cara”. Laura Costa.


Amanda Campissi

A Copa Brasil Virtual de Natação foi muito legal! Gostei muito dos meus tempos, após retorno dos treinos por causa da Pandemia. Foi um evento que me trouxe motivação e satisfação! Seguindo fortemente com os treinos, espero ter mais campeonatos pela frente!”. Amanda Campissi.

Achei um bom retorno. Eu tive um bom desenvolvimento, os tempos foram bem próximos da melhor marca pessoal, e foi um estímulo muito grande já retornarmos com uma competição com vários clubes do país inteiro mesmo nesse formato virtual. Foi um espetacular recomeço!!Paula Ferrari

A sensação é de muita felicidade e alegria. Sinto que todo o treino, o esforço e o trabalho de equipe estão valendo a pena.Felipe Bara.

Coach Fábio – transmissão on-line

As provas foram transmitidas ao vivo, com a coordenação do Daniel Defilippo, para que os familiares e atletas pudessem acompanhar, uma vez que os protocolos do Clube não permitem a entrada de acompanhantes e atletas fora do seu horário de treino.  O Mr. Tugas patrocinou o evento além de dar vouchers de Pizzas que foram sorteadas durante a transmissão.

Parabéns a todos os envolvidos!!!

Confira os vídeos das tomadas de tempo dos atletas olímpicos e paralímpicos do Clube Bom Pastor