Calendário dos Jogos Paralímpicos de Tokyo 2020!

O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio anunciou nesta segunda-feira, 3, o calendário esportivo dos Jogos Paralímpicos do ano que vem após o adiamento do maior evento esportivo do planeta devido à pandemia do Covid-19 em 2020.   

Ao todo, serão disputados 539 eventos de 22 modalidades e utilizadas 21 arenas na capital japonesa entre 25 de agosto e 5 de setembro de 2021. A cerimônia de abertura está agendada para o dia 24 de agosto.

As disputas na piscina ocorrerão no período do dia 25 de agosto a 03 de setembro de 2021, com eliminatórias na parte da manhã (9h-11h45) e finais na parte da tarde (17h-21h05), horários do Japão. Lembrando que Tóquio está 12h à frente do horário de Brasília.

“A alteração da data dos jogos para 2021 foi importante, pois ganhamos mais 1 ano de treinamento. Além de possibilitar que mais atletas atinjam o índice A. Este índice carimba a participação do atleta        nos Jogos”, explica o treinador Fábio Antunes.

O atleta Gabriel Araújo, que já nadou abaixo do índice A para os Jogos de Tokyo, voltou aos treinos na piscina, após 120 dias de afastamento devido ao Covid-19. Ele retomou o seu programa de Treinamento, juntamente com os profissionais da Equipe Multidisciplinar.

Atualmente, está treinando na cidade de Corinto-MG, cidade onde reside. O treinamento na água é realizado 5 vezes por semana, e a partir da semana que vem, já passa para 6 dias. Além dos treinos na água, ele está fazendo acompanhamento com o fisioterapeuta Rodrigo Campos (2 sessões semanais) e preparador físico Diogo Lima (2 treinos semanais). A psicóloga Mariluce Vieira tem sessões a cada 15 dias com o atleta. O médico Darlam Júnior e a Nutricionista Marina Tinoco estão em contato direto com o atleta monitorando diversas variáveis. Todo o treinamento é acompanhado on-line pelos profissionais.

O treinador Fábio Antunes, que coordena a equipe multidisciplinar, destacou a importância destes profissionais nos resultados do Atleta e reforça que todas os protocolos de orientação ao combate ao covid-19 estão sendo realizados e somente o atleta tem a permissão para frequentar o clube e realizar os treinamentos.

Confira o calendário completo